O profissional só pode dizer que conquistou algo na carreira se esta conquista esteve embasada num planejamento, caso contrário, o nome mais adequado a esta conquista é “acaso”.

Assim como um atleta deve treinar diariamente para manter a forma, do mesmo modo o profissional precisa exercitar suas habilidades a fim de criar e fortalecer uma carreira sólida. Eis então a questão: Seu emprego atual proporciona condições para que você exercite suas habilidades?

Todo profissional tem a necessidade de fazer mensalmente um balanço de sua carreira. É importante analisar se o que tem feito atualmente é para curto, médio ou longo prazo. Viver o hoje é importante, porém deve-se planejar o futuro e viver este planejamento, este é um dos princípios da administração e muitos têm ignorado este caminho. Ganhar bem é bom e nos proporciona alguns benefícios, mas ganhar bem e ter a carreira “atrofiada” é um risco!

Sabemos que nem sempre é possível conciliar salário e carreira, neste caso cabe a cada um entender o que é mais importante para si. Entendo que se um profissional ganha bem e está numa empresa que não proporciona desenvolvimento da carreira, esta pessoa está vivenciando o curto prazo e assumindo um risco de no futuro ter dificuldades de emprego e até mesmo financeira, por outro lado, se não ganha tão bem assim e tem a oportunidade de desenvolver melhor sua carreira, está pensando no futuro e vivendo o longo prazo. Agora se este profissional tem um bom salário e desenvolve bem sua carreira, parabéns! Este é o caminho ideal que todos nós devemos buscar diariamente.

Planeje-se para alcançar este caminho ideal. Pense nisso!

Odair Lima