O falta de motivação tem sido um fator critico nas empresas e vem contribuindo cada vez mais para o baixo rendimento dos funcionários. Muitos gestores ignoram este fato e acabam, na maioria das vezes, piorando a situação.

É sabido que o ser humano é insaciável, por outro lado, sabemos também que este mesmo ser humano tem sentimentos que podem derrubá-lo como levantá-lo. É necessário que os gestores tenham a consciência que pessoas não são como “máquinas” e que elas precisam de atenção, acompanhamento e motivação para produzir cada vez mais.

Não podemos ignorar o fato de que uma pessoa pode estar desmotivada por outras circunstâncias que não profissionais, por exemplo, uma pessoa que esteja passando por problemas familiares tem grande probabilidade de não render o esperado nas suas atribuições, neste caso uma palavra de confiança de seu Gestor pode muitas vezes ajudá-lo a superar tal problema e automaticamente render o que deve no trabalho. Uma palavra pode “derrubar” a auto-estima como também pode “levantar”, portanto é uma ferramenta poderosíssima que o Gestor precisa aprender a lidar.

Se você é gestor, trabalhe diariamente a motivação de seus colaboradores, dê-lhes motivo para que estejam com vontade e com prazer de realizar suas funções. Se você não tem cargo de gestor, procure buscar motivação em tudo o que faz, porque se não houver essa motivação, você poderá perder oportunidades de crescimento, pois as empresas buscam pessoas motivadas e competentes para assumirem cargo de liderança.

A relação Empresa-Colaborador é uma troca e ambos precisam ganhar para o sucesso das duas partes.

Até a próxima!

Odair Lima

Anúncios