Já escrevi um artigo sobre Redução de Custo no Ambiente Corporativo, e na oportunidade falamos dos desperdícios de tempo e dinheiro das empresas. Outro assunto que tem ligação com redução de custo é o Pensamento Enxuto que as organizações precisam assumir.

Muitos gestores confundem pensamento enxuto com “corte de colaboradores”, talvez tenha ligação, mas não podemos dizer que se trata apenas disto.

Pensamento enxuto é algo amplo, para se ter uma ideia originou-se a partir da produção em massa e a lógica de gerenciamento de estoque de supermercados. Seu foco está na eliminação ou redução de desperdícios, alteração no processo para redução de tempo, aplicação do Just in Time nas empresas (quando possível, se não for possível pelo menos redução do estoque de segurança), readequação do organograma, redução do uso de papéis, enfim, a reorganização de todos os processos a fim de garantir maior utilização dos recursos e tempo.

A aplicação do DMAIC através do Lean Six Sigma nas organizações é uma forma que o gestor tem de evidenciar os problemas de desperdícios e gastos excessivos, aplicando soluções que eliminarão tais problemas, desta forma a empresa poderá investir tempo e dinheiro naquilo que trará resultados melhores para organização.

Um abraço!

Odair Lima

Anúncios