Nos dias atuais, muito tem se falado de Gestão nas empresas, mas poucos sabem, na realidade, a verdadeira definição de Gestão.

De maneira simplória Gestão são os meios ou formas de gerenciar uma organização, são as práticas e métodos que um administrador aplica em sua empresa para a resolução de problemas e alcance dos objetivos empresariais.

O assunto Gestão torna-se amplo quando este passa a ser dividido em subgrupos, como por exemplo, Gestão de Processos, Gestão A Vista, Gestão de Resultados, entre outros. De modo Geral a pessoa responsável pela Gestão da empresa deve padronizar e determinar modelos de ações a serem aplicados no dia a dia de trabalho de todos os departamentos, além de controlar os resultados e sugerir ações corretivas/preventivas quando necessário, utilizando as Ferramentas de Gestão.

Ferramentas de Gestão

São muitas as ferramentas que são utilizadas pela Gestão, dentre elas podemos destacar:

Diagrama de Ishikawa (ou espinha de peixe): Utilizado para conhecer as possíveis causas de um problema.

Análise SWOT: Utilizado para medir as forças e fraquezas da empresa e também as oportunidades e ameaças desta. É bastante utilizado no planejamento estratégico de uma organização para medir o posicionamento da empresa;

Diagrama de Pareto: Utilizado para separar os itens de maior importância de um determinado assunto, algumas pessoas o chamam de Curva ABC, ou 80-20.

Existem outras dezenas de Ferramentas de Gestão que nos auxiliam na administração da empresa, é bastante válido que conheçamos estas ferramentas e sua aplicabilidade a fim de garantir que os objetivos empresariais sejam alcançados eliminando os problemas potenciais.

Um grande abraço!

Odair Lima

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