O que é Balanced Scorecard? 

Balanced Scorecard é uma metodologia de medição e gestão de desempenho. 

É uma Ferramenta Gerencial que permite descrever e transformar a estratégia em objetivos, medidas e metas de fácil entendimento por todos os membros da organização. 

Através dos indicadores do BSC, é possível medir e controlar fatores financeiros e não financeiros, proporcionando um controle gerencial de grande valor agregado. 

As Perspectivas do BSC:

Perspectivas Financeiras
Consistem em medir a atuação financeira da empresa, no que tange a evolução dos custos e receitas. Estes indicadores estão na perspectivas dos acionistas.

Perspectivas dos Clientes
Consistem em medir a atuação da empresa (em produtos e serviços) segundo as perspectivas do consumidor (ou cliente potencial). A intenção destes indicadores é de mensurar, por exemplo, a satisfação, o nível de fidelidade entre outros fatores.

Perspectivas dos Processos Internos do Negócio
Consistem em medir a eficiência dos processos críticos do Negócio, são processos fundamentais que interferem diretamente nas perspectivas anteriores, ou seja, Clientes e Acionistas (Financeiro). Normalmente são medidos cumprimento dos prazos, margem de erro ou repetições entre outros.

Perspectivas Aprendizado e Crescimento
Esta perspectiva avalia o nível de interesse da empresa (ou colaboradores) de buscar novos conhecimentos e ferramentas inovadoras para a organização. Avalia-se também o nível de competência dos funcionários para suas funções específicas. Acompanhar a evolução do conhecimento técnico dos colaboradores  e medir a flexibilidade da empresa em crescer num cenário moderno. 

Um abraço,
Odair Lima