O que mais corrói o relacionamento entre pessoas é o baixo nível de confiança. Quando esta não existe, ou é mínima, a produtividade tende a diminuir, assim como a criatividade. E estes fatores impossibilitam a sustentação de bons resultados.

Se você deseja melhorar o seu relacionamento dentro da empresa monte um plano de ação para conquistar a confiança. Como fazer isto?

A base da confiança é a confiabilidade, medida pelo seu caráter e competência. A confiança ocorre entre pessoas. Já a confiabilidade é pessoal. Pessoas confiáveis têm credibilidade.

Pense numa pessoa em que você confia muito. Verifique como é fácil delegar tarefas para esse colaborador. Os resultados são mais ágeis e melhores. Já o contrário, quando ocorre, veja os resultados: não existem, porque há dificuldade de delegar.

Portanto, se você decide construir um plano de ação para aumentar a sua confiabilidade é preciso trabalhar comportamento, atitude e seus valores pessoais. Trata-se de escolhas que fará e deverá colocar em prática.

Uma pessoa confiável é:

– Íntegra;
– Sincera;
– Demonstra respeito;
– Cria transparência;
– Corrige erros;
– Demonstra lealdade;
– Entrega resultados;
– Melhora sempre;
– Enfrenta a realidade;
– Esclarece expectativas;
– Pratica a responsabilidade;
– Escuta primeiro;
– Honra compromissos;
– Confia.

Uma das coisas que mais as pessoas gostam é de ser ouvidas. Se alguém lhe procura para dizer algo, escute com atenção e agradeça pelo feedback. Não considere que isso é perda de tempo. Pelo contrário! No início pode até parecer perda de tempo, mas logo perceberá o quanto foi positivo ouvir.

Fonte: administradores.com.br

Odair Lima

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