Separei 7 truques com clique duplo para ganhar tempo ao realizar tarefas rotineiras no software de planilhas eletrônicas da Microsoft. São bastante simples, porém aumentam consideravelmente sua produtividade.

Duplo clique no botão/logo do Office para fechar o Excel

Uma tela é exibida perguntando se você quer salvar o arquivo, caso tenha feito alterações.

Ajuste a largura de colunas selecionando várias delas e clicando nos separadores

Também pode ser usado para ajustar altura de linhas.

Duplo clique no canto, logo acima da barra de rolagem para adicionar uma divisão

Também pode ser criada uma divisão vertical clicando à direita da barra de rolagem horizontal.

Duplo clique no título do menu para esconder o ribbon do Office 2007

É uma boa alternativa para esconder a nova barra de menu do Office 2007 e economizar espaço na tela.

Autocompletar uma série de células ou fórmulas com um duplo clique

Após digitar a fórmula na primeira célula, dê clique duplo no pequeno quadrado no canto inferior direito da borda da célula selecionada (o cursor se transforma em uma cruz).

O truque funciona com fórmulas, datas, números e outras listas, desde que a coluna adjacente contenha dados.

Ir para a última linha/coluna preenchida em uma tabela

Basta clicar na borda da célula selecionada na direção que se deseja ir.

Pode ser usado com várias funções repetitivas, como o Formatar Pincel, por exemplo. Dê um duplo clique sobre ele e a função fica travada para ser usada várias vezes.

Extra

Ao usar janelas com opções que devem ser marcadas em botões de opção (radio button) como a de Colar Especial, por exemplo, você pode dar um duplo clique na opção desejada, economizando um clique no botão OK.

Sem dúvida alguma, leva algum tempo para se habituar a usar todas essas dicas, mas acredito que o esforço vale a pena, pois realmente fazem você ganhar tempo. Mesmo se você já usa algumas delas, se esforce um pouco para conhecer as demais.

Abraços

Odair

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